Coronavírus: muito cuidado com as fake news e “receitas milagrosas”

Cuidado ao acreditar em notícias sem fundo científico e evite compartilhar o que não tem confirmação

 

PAULO QUARESMA – DO CORREIO INDEPENDENTE – A população precisa ficar bem atenta e não considerar receitas milagrosas para para evitar ou curar qualquer doença, principalmente o Coronavírus. Desde o início da divulgação dos casos da doença pelo mundo, foram recebidas 6.500 mensagens, das quais 90% eram relacionadas à nova doença. Dessas, 85% eram falsas.

Contr aisso, tanto o Ministério da Saúde, quanto a Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo criaram mecanismos e até manuais para evitar notícias falsas. No site do Ministério, as informações ganham um selo de fake news ou notícia verdadeira.

O infectologista Marcos Cyrillo, da Sociedade Brasileira de Infectologia, enfatiza que as pessoas devem, antes de compartilhar qualquer notícia recebida pelas redes sociais ou aplicativo de mensagens, checar se ela é verdadeira e a fonte da informação.

E essa verificação deve ser feita diretamente por órgãos oficiais, como os sites criados pelo Ministério da Saúde e governo paulista.

Em seu site, o Ministério da Saúde criou um espaço para evitar essas fake news, que pode ser acessado clicando aqui , e ainda um tira dúvidas sobre a doença, acessado por aquiSe receber fotos ou vídeos em redes sociais e não tem certeza se a informação é verdadeira, encaminhe a mensagem via WhatsApp para (61) 99289-4640.

O mesmo fez a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que fez um guia de prevenção virtual, que também pode ser baixado e impresso. Uma central digital de combate a fake news também conta com material para livre compartilhamento por redes sociais e serviços de mensagem, como o WhatsApp.

Entre as principais notícias mentirosas sobre o Coronavírus, estão estas abaixo:

Chá de abacate com hortelã previne o Coronavírus

Beber água quente ou chás mata o vírus

Chinca cancelou todos os embarques de produtos por navio até março

Já existe cura contra o Coronavírus

Uísque e mel contra o Coronavírus

Óleos para combater o Coronavírus

Chá imunológico combate o novo Coronavírus

Médicos tailandeses curam Coronavírus em 48 horas

Semelhança do vírus HIV com o Coronavírus

Vídeo sobre vitamina D e a prevenção do novo Coronavírus

Álcool gel não tem eficácia, vinagre sim