Cineteatro Wilma Bentivegna abre em 6 de dezembro no antigo prédio da Câmara de Suzano

As obras de reforma e readequação do antigo prédio da Câmara de Suzano para transformá-lo no futuro Cineteatro Wilma Bentivegna (Rua Paraná, 70 – Centro) chegaram à etapa final. Já foi concluída a instalação da iluminação, das vidrarias e das poltronas para o público. A solenidade de inauguração será realizada em 6 de dezembro (uma quinta-feira).

Ao longo do último semestre, foram feitas a revisão dos sistemas elétrico, hidráulico e de som, readequação da infraestrutura para a acessibilidade de pessoas com deficiência (PCDs), instalação de um novo telão para exibição de filmes e implantação de camarins e novos acessos para público, artistas e produção. O investimento total da Prefeitura de Suzano foi de cerca de R$ 120 mil, verba totalmente municipal.

O local, a partir do dia 6 de dezembro, estará apto a receber peças de teatro, exibições de filmes e palestras educativas para um público de quase cem espectadores sentados. O objetivo também é oferecer um lugar para eventos como reuniões de conselhos municipais, atividades de escolas, mostras de produções audiovisuais, entre outros.

Os serviços no Cineteatro são coordenados pela Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Suzano desde o início de 2018 e o gerenciamento do local quando estiver pronto será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, que ficará responsável tanto pela manutenção quanto pela disponibilização para agendas e atividades abertas à comunidade.

Na última semana o local passou por uma vistoria feita pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi, pelo vice Walmir Pinto e por integrantes os setores responsáveis pelas obras. “Com a inauguração do Cineteatro Wilma Bentivegna, a cidade passará a contar com mais um excelente espaço apto e muito bem estruturado a receber espetáculos e atividades culturais”, destacou o chefe do Executivo. Os outros locais são os Centros Culturais de Palmeiras, Jardim Colorado e Cidade Boa Vista, o Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi e o Teatro Municipal Dr. Armando de Ré.

Segundo o secretário de Cultura de Suzano, Geraldo Garippo, o investimento em novos equipamentos tem sido um dos compromissos da cidade para com o fomento da produção cultural. “Ao mesmo tempo em que estimulamos a criatividade de nossa comunidade com eventos e oficinas culturais, passamos a dispor de mais espaços, com as condições de uso adequadas”, afirmou o chefe da pasta.

O novo Cineteatro levará o nome da cantora, atriz e apresentadora de televisão Wilma Bentivegna. Nascida em 1929 em São Paulo, ela foi a primeira mulher a se apresentar na televisão brasileira na extinta emissora TV Tupi e viveu seus últimos anos de vida em Suzano. onde atuou por muito tempo na Secretaria de Cultura da cidade. Morreu em 2015, aos 85 anos.

Fotos: Irineu Junior/Secop Suzano e Mauricio Sordilli/Secop Suzano

______________

Assista ao vídeo com um dos sucessos da artista que dá nome ao cinetreatro, Wilma Bentivegna, o Hino do Amor