Cidade apresenta ações para o trânsito e transporte e 6 novas viaturas

 

DE MOGI DAS CRUZES – As ações e o planejamento de ações da Secretaria Municipal de Transportes para 2019 foram apresentados na manhã desta segunda-feira (11/03), durante evento realizado na Prefeitura de Mogi das Cruzes. Seis novas viaturas também foram entregues e passarão a ser utilizadas pelos agentes municipais para a orientação em caso de ocorrências ou emergências nas ruas e avenidas da cidade e na fiscalização do trânsito.

 

“Mogi das Cruzes é uma cidade que continua crescendo. Temos hoje 1,69 habitante por veículo e é preciso administrar nossa realidade, com os veículos, os ônibus, a origem e o destino das pessoas, que é verificada por pesquisas. O trânsito é um desafio muito grande e é necessário que tenhamos planejamento para adotar medidas que melhorem o deslocamento das pessoas”, destacou o prefeito Marcus Melo, que participou do evento.

 

Entre os destaques apresentados para este ano está o plano para a modernização dos semáforos da cidade, que passarão a contar com sistema para evitar que parem de funcionar em quedas de energia e tecnologia mais moderna para controlar a passagem dos veículos. Os semáforos também passarão por atualização e revisão de sua programação.

 

Na sinalização horizontal, está prevista a revitalização de 76 quilômetros de vias como as avenidas Francisco Rodrigues Filho, Ricieri José Marcatto, Fernando Costa, Adhemar de Barros, Francisco Ferreira Lopes, Vereador Narciso Yague Guimarães e Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, além de toda a extensão da Via Perimetral. Também está prevista a implantação de mais de 300 rampas de acessibilidade, lombofaixas, lombadas, travessias iluminadas para oferecer mais segurança aos pedestres.

 

No trânsito, a Secretaria Municipal de Transportes está estudando mudanças em pontos críticos da cidade, para melhorar a segurança, a fluidez e a mobilidade urbana. Entre os pontos que passam por estudos estão o encontro das avenidas Vereador Narciso Yague Guimarães e Manoel Bezerra de Lima Filho, o encontro entre as avenidas Francisco Ferreira Lopes e Júlio Simões, o acesso ao bairro Nova Jundiapeba pela aAvenida Lourenço de Souza Franco e o cruzamento das avenidas Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e Pedro Machado.

 

Outra novidade para o ano será o novo sistema de Zona Azul, que passará a operar em Mogi das Cruzes. De acordo com o novo contrato, os novos parquímetros aceitarão o pagamento com cartões de débito e crédito. Além disso, pela nova tecnologia, não será necessária a colocação de papéis no interior dos veículos, já que o sistema será informatizado, com a digitação da placa do veículo no parquímetro ou aplicativo.

 

Transporte coletivo e Educação para o Trânsito

Para o transporte coletivo, a Secretaria Municipal de Transportes também terá investimentos. No início deste mês, 22 ônibus da empresa CS Brasil entraram em operação. Ainda em março, está prevista a apresentação de 21 ônibus pela empresa Princesa.

 

A cidade também deverá ganhar um novo binário de transporte coletivo ligando os Terminais Central e Estudantes. Estes corredores terão abrigos modernos, plataformas para o embarque e desembarque de passageiros, além de receber melhorias na pavimentação.

 

Outro investimento importante está na Educação para o Trânsito, com ações voltadas para crianças e jovens e para os motoristas, dentro de uma programação de atividades durante todo o ano.

 

O distrito de Jundiapeba receberá o Projeto Escola, que atua na orientação aos alunos das unidades de ensino da região atendida e realiza intervenções de engenharia de tráfego e sinalização para melhoria da segurança do entorno das escolas. Durante o Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre a segurança no trânsito, serão realizadas diversas ações voltadas à conscientização dos mogianos.

 

“A gente vê que em Mogi das Cruzes as pessoas estão começando a respeitar faixas de pedestres, faixas de ônibus. Por isso, vamos continuar investindo para buscar um trânsito cada vez mais seguro e humano”, afirmou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.

 

Viaturas

Também durante a manhã desta segunda-feira, o prefeito Marcus Melo entregou seis novas viaturas que serão utilizadas pelos agentes municipais de trânsito. Com isso, o número de automóveis para orientação, atendimento de emergências no trânsito e fiscalização praticamente dobrará, passando de 7 para 13.

 

Além disso, com os novos veículos, o trabalho dos agentes municipais de trânsito poderá ser ampliado, permitindo a divisão da cidade em setores. Assim, o atendimento a urgências ou solicitações da população será agilizado.

 

Ainda para este mês, está prevista a entrega de mais 10 motos, que também serão utilizadas pelos profissionais que disciplinam o trânsito na cidade. Com isso, a frota de viaturas de duas rodas passará de 6 para 16 motocicletas. Os agentes municipais de trânsito também receberão novos uniformes e capacetes.

 

Também participaram do evento, o vice-prefeito Juliano Abe, os vereadores Protássio Nogueira, Fernanda Moreno, Edson Santos e Emerson Rong.