Cemitérios de Mogi das Cruzes e Alto Tietê terão missas de Finados

Bispo preside Santa Missa às 7h no Cemitério São Salvador, em Mogi. Veja onde serão celebradas missas

 

PAULO QUARESMA – DO CORREIO INDEPENDENTE – Nesta segunda-feira (02/10), feriado nacional em comemoração de Finados, diversas missas serão realizadas em vários horários e em muitos cemitérios do Alto Tietê – na sub-região Leste da Grande São Paulo.

Em um cenário de pandemia de covid-19, aglomerações, como as vistas nos cemitérios a cada 2 de novembro, não são recomendáveis. Alguns cemitérios do país sequer abrirão as portas nesse dia. Outros permitirão o acesso, mas com restrições. No Estado de São Paulo, o governo liberou as prefeituras para decidirem sobre o acesso aos cemitérios, mas frisou que, caso os portões abram, a população deve observar o distanciamento social e protocolos sanitários, como uso de máscara.

De acordo com a Cúria Diocesana de Mogi das Cruzes, o bispo diocesano dom Pedro Luiz Stringhini, preside a Santa Missa às 7h, no Cemitério Municipal São Salvador, localizado à Praça Antônio Nogueira, 101, no Parque Monte Líbano, que fica em frente ao 1° Distrito Policial da cidade.

Ainda no período da manhã, no mesmo Cemitério São Salvador, haverá mais quatro celebrações: às 8h, 9h, 10h, 11h, e no período da tarde, outras duas, às 15h e 16h.

No distrito de Brás Cubas, no Cemitério Municipal da Saudade, localizado à Rua Capitão Joaquim de Mello Freire, 900, no bairro Vila Victória (Vila Lavínia), a primeira missa será às 8h, em seguida mais três celebrações: às 10h, 12h e 15h.

Além da programação dos outros cemitérios de Mogi das Cruzes e das demais cidades do Alto Tietê, que pode ser conferida mais abaixo, haverá missas na paróquias e comunidades. Para isso, basta verificar o horário com a própria paróquia que deseja, Os endereços e telefones de todas elas estão no site da Diocese: diocesedemogi.org.br/paroquias.php).

 

Dia de Finados e Indulgência plenária

Segundo a Diocese, Finados é o dia em que a Igreja nos convida a rezar por aqueles que já se encontram na presença de Deus, e a olhar para isso à luz da fé, um momento de oração aos entes queridos já falecidos.

Nesta data, também, concede-se a Indulgência Plenária a um fiel falecido, assim, pede-se que aos que visitarem o cemitério, rezem (mesmo que mentalmente pelos defuntos), façam a confissão sacramental, a comunhão eucarística e oração na intenção ao Santo Padre (como um Pai Nosso ou uma Ave Maria, por exemplo).

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (CIC): “a indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições pela ação da Igreja que, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica, por sua autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos. Em geral, a obtenção das Indulgências exige determinadas condições e o cumprimento de certas obras”.

Em 2020, a Penitenciaria Apostólica da Santa Sé decretou que a Indulgência Plenária do dia 2 de novembro, estabelecida por ocasião da Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos para aqueles que visitam piedosamente uma igreja ou um oratório e ali rezam o Pai-Nosso e o Credo, pode ser transferida não apenas para o domingo precedente ou seguinte ou para o dia da Solenidade de Todos os Santos, mas também para outro dia do mês de novembro, à livre escolha de cada fiel.

“Este ano, nas atuais contingências devidas à pandemia da Covid-19, as Indulgências Plenárias para os fiéis defuntos serão prorrogadas para todo o mês de novembro, adequando as obras e condições a fim de garantir a incolumidade dos fiéis.”, afirma o Decreto da Penitenciaria Apostólica sobre as Indulgências Plenárias, publicado no dia 23 de outubro.

 

Programação de missas nos cemitérios da região – Segunda, 2 de novembro

ARUJÁ
Não haverá missas no cemitério municipal

______________________

BIRITIBA MIRIM
Não haverá missas no cemitério municipal

______________________

FERRAZ DE VASCONCELOS
9h e 16h – Cemitério da Saudade
9h, 10h30, 12h e 15h – Cemitério Parque do Cambiri

______________________

GUARAREMA
8h, 10h e 15h – Cemitério São Benedito

______________________

ITAQUAQUECETUBA
Não haverá missas nos cemitérios municipais

______________________

MOGI DAS CRUZES
Cemitério Municipal São Salvador
7h – Dom Pedro Luiz Stringhini – Bispo Diocesano
8h, 9h, 10h, 11h, 15h e 16h

8h, 10h, 12h e 15h – Cemitério Municipal da Saudade

9h – Cemitério Municipal de Sabaúna

8h, 10h e 16h – Cemitério de Taiaçupeba

10h – Cemitério Santo Alberto (Itapeti)

Não haverá missas – Cemitério Parque das Oliveiras

______________________

POÁ
Não haverá missas no cemitério municipal

______________________

SALESÓPOLIS
Não haverá missas no cemitério municipal

______________________

SANTA ISABEL
8h – Cemitério do Santíssimo
10h30– Capela Nossa Senhora das Brotas (ao lado do Cemitério)

______________________

SUZANO
8h, 9h30, 11h e 16h – Cemitério Municipal São Sebastião
10h e 15h – Cemitério Municipal São João Batista (Raffo)
Não haverá missas – Colinas dos Ipês