Capital e Grande São Paulo têm neste domingo, 27, dia mais quente do ano

Termômetros chegaram a marcar 34,8º C em São Paulo e 34º em Mogi das Cruzes

 

PAULO QUARESMA – DO CORREIO INDEPENDENTE * – O primeiro domingo da Primavera (27/09) foi de calor intenso na Capital paulista e em toda a Grande São Paulo, com termômetros média máxima de 34,8°C em São Paulo e acima dos 34°C em Mogi das Cruzes e outras cidades da Grande São Paulo.

O CORREIO INDEPENDENTE havia antecipado a previsão dessa onda de calor, a primeira da nova estação, conforme previsão da Climatempo.

Para o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), este foi o recorde de temperatura do ano. Itaquera, na zona leste de São Paulo, teve a maior temperatura absoluta, de 36,2°C.

Além do calor, São Paulo registrou neste domingo o segundo dia mais seco do ano. Os menores índices médios de umidade relativa do ar no município atingiram 21,7%. A Defesa Civil decretou estado de atenção por conta da baixa umidade do ar em toda a Capital.

Já segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia(INMET), a máxima chegou aos 34,9°C , segundo dados da estação automática do Mirante de Santana. O recorde anterior era de 34,1°C no dia 12 de setembro.

A previsão para os próximos dias é de calor, com termômetros a 35°C, e baixas taxas de umidade, que ficam próximas de 20%.

Semana segue quente

Esse calor não acaba por aqui. Segundo os meteorologistas da Climatempo esse calor intenso ainda deve durar até o meio da outra semana. Entre os dias 5 e 7 de outubro os modelos meteorológicos indicam um terceiro episódio de aquecimento bem expressivo. O alívio desse calor todo, por enquanto, só deve ser sentido entre a noite da segunda-feira (28/09) e a terça-feira (29/09) –  com a esperada a aproximação de uma frente fria e rajadas de ventos que podem atingir 50 Km/h. À noite, a Grande São Paulo pode registrar chuviscos.

 

*Com Agência Brasil, CGE, Inmet e Climatempo