Câncer de próstata: Mogi dá início à Campanha Novembro Mais Azul

Homens com idade entre 45 e 70 anos podem ir à uma Unidade Básica de Saúde mais próxima e agendar

 

DE MOGI DAS CRUZES – A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes iniciou nesta terça-feira (03/11) a Campanha Novembro Mais Azul para o combate, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os homens com idade entre 45 e 70 anos podem comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para solicitar o agendamento para realização do exame de PSA (exame de sangue).

O exame está disponível para homens de 45 a 70 anos que não estejam em tratamento com urologista, nem tenham realizado esse procedimento diagnóstico nos últimos doze meses. Em caso de alteração no resultado do exame, o paciente será encaminhado pela própria Secretaria de Saúde para um urologista, onde dará sequência aos procedimentos necessários.

Em 2019, a Campanha Novembro Mais Azul, registrou 2.322 exames de PSA. Do total realizado, 324 apresentaram alterações e foram encaminhados para o especialista médico.

Além dos exames, os homens também terão acesso às informações por meio rodas de conversa em salas de espera, respeitando o distanciamento social e cumprindo com os protocolos de segurança exigidos pelo Ministério da Saúde.

Com o bate-papo, as unidades esperam combater não só a doença, mas também os preconceitos que envolvem a saúde do homem. Os interessados também podem esclarecer suas dúvidas pelo telefone 160.

Sobre o Câncer de Próstata

É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Quanto mais avançado é um tumor, mais mutações ocorrem, conferindo maior agressividade.