Paulista da Divisão Especial Masculina começa em 1º de outubro com Mogi e mais 10 equipes

Início será em outubro e final entre 7 e 10 de novembro

 

DE SÃO PAULO – Uma das principais e mais importantes competições de basquete do país já tem data para acontecer. O Campeonato Paulista 2020 da Divisão Especial Masculina – Série A1 será bem curto, e terá início em 1º de outubro, contando com a participação de 11 equipes – entre elas o Mogi das Cruzes Basquete. A final deverá acontecer em novembro, entre os dias 7 e 10. O time mogiano estreia em casa dia 2 de outubro contra o Liga Sorocabana, ainda sem horário definido.

Os jogos serão realizados sem público e todos os profissionais envolvidos deverão seguir os protocolos de segurança.

A Federação Paulista de Basketball (FPB) anunciou, na noite desta quarta-feira 26/08), as 11 equipes que vão disputar o título dessa temporada. São elas: Sesi Franca Basquete (atual campeão), Mogi Basquete, Zopone Bauru Basket, Liga Sorocabana de Basquete (LSB), Unifae São João da Boa Vista, Corinthians, São Paulo, Club Athletico Paulistano, Esporte Clube Pinheiros, São José Basketball e Basquete Osasco.

Durante esses cinco meses de quarentena, a FPB e seus filiados se reuniram virtualmente para, em conjunto, viabilizar a realização do Paulista 2020 de forma segura e consciente, respeitando a saúde de jogadores, comissão técnica, oficiais de quadra e mesa, enfim de todos os envolvidos na competição.

“A pandemia pegou o mundo de surpresa e nos deixou sem saber o que realmente iria acontecer. Durante esse período de quarentena, mantivemos o nosso trabalho e a volta das competições sempre foi uma prioridade, embora a saúde de todos seja ainda o mais importante. Fico muito feliz e satisfeito de estarmos voltando com o basquete, seguindo um protocolo de segurança e todas as orientações dos órgãos governamentais. Conseguimos adequar o calendário e vamos um realizar um campeonato de alto nível como nos anos anteriores”, destacou Enyo Correia, presidente da FPB.

“O Paulista é um campeonato importantíssimo para as equipes de São Paulo. Não só no sentido de início de temporada, mas para fazer várias avaliações físicas, técnicas, táticas e principalmente para inserir os novos jogadores na equipe. Com a característica regional, existe uma rivalidade muito grande e o título paulista é com certeza um dos nossos objetivos”, ressalta o técnico Guerrinha, do Mogi Basquete.

Pelo sistema de disputa, as equipes estão divididas em Chave A e Chave B e jogarão em turno único na fase classificatória. Quatro equipes de cada grupo se classificam para compor as Chaves C e D, que serão disputadas em quadrangular sediado de turno único e completo. Classificarão as duas primeiras de cada chave, que jogarão a Final, em sistema de cruzamento olímpico (1C X 2D, 1D X 2C // perdedor x perdedor, vencedor x vencedor).

 

Veja como ficaram as chaves

Chave A:

Sesi Franca Basquete, Mogi Basquete, Zopone Bauru Basket, Liga Sorocabana de Basquete (LSB) e Unifae São João da Boa Vista.

Chave B:

Corinthians, São Paulo, Club Athletico Paulistano, Esporte Clube Pinheiros, São José Basketball e Basquete Osasco.

Todos os jogos do Paulista 2020 serão transmitidos ao vivo, via streaming, com jogos semanais na TV. A FPB divulgará nos próximos dias a emissora.

 

Tabela da Divisão Especial A-1 Masculina

 

Chave A

01/10 – Zopone Bauru Basket x Sesi Franca Basquete

02/10 – Mogi Basquete x LSB

06/10 – Sesi Franca Basquete x LSB

07/10 – Unifae São João x Mogi Basquete

12/10 – LSB x Zopone Bauru Basket

13/10 – Unifae São João x Sesi Franca Basquete

17/10 – Mogi Basquete x Zopone Bauru Basket

18/10 – LSB x Unifae São João

22/10 – Sesi Franca Basquete x Mogi Basquete

23/10 – Zopone Bauru Basket x Unifae São João

______________________________________________

Chave B

03/10 – Basquete Osasco x Corinthians

04/10 – Pinheiros x São Paulo

05/10 – São José Basketball x Paulistano

08/10 – Basquete Osasco x Pinheiros

09/10 – São Paulo x Paulistano

11/10 – Corinthians x São José Basketball

14/10 – Paulistano x Basquete Osasco

15/10 – Corinthians x Pinheiros

16/10 – São Paulo x São José Basketball

19/10 – Paulistano x Corinthians

20/10 – São Paulo x Basquete Osasco

21/10 – Pinheiros x São José Basketball

24/10 – Corinthians x São Paulo

25/10 – São José Basketball x Basquete Osasco

26/10 – Paulistano x Pinheiros

______________________________________________

Chaves C e D

CHAVE C (1º A / 2º A / 3º B /4º B) – 30 e 31 de outubro e 1º de novembro

CHAVE D (1º B / 2º B / 3º A / 4º A) – 2, 3 e 4 de novembro

Final entre 7 e 10 de novembro