Atendimento para cadastro biométrico é prorrogado até 10 de agosto na Prefeitura de Mogi e no PAC Braz Cubas

 

DE MOGI DAS CRUZES – A Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Justiça Eleitoral prorrogaram até 10 de agosto o cadastro da biometria no prédio sede da Administração Municipal e no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) de Braz Cubas. Até a última terça-feira, dia 31 de julho, 5.724 eleitores fizeram o cadastro, sendo 4.672 no prédio sede da Prefeitura (desde 11 de junho) e 1.052 em Braz Cubas (desde 2 de julho).

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (a distribuição de senhas termina às 16h30). O cadastro, tanto na Prefeitura quanto no PAC, é feito por ordem de chegada. O eleitor deve apresentar um comprovante de residência recente e documento oficial com foto (RG, carteira profissional, carteira de reservista ou certificado de alistamento militar original).

Aqueles que tiveram os dados cadastrais alterados, por motivos como casamento ou separação, devem levar um documento comprobatório de alteração das informações.

No município, a biometria será obrigatória para as eleições de 2022, e trará mais segurança e confiabilidade aos eleitores. Mogi das Cruzes conta com 309.651 eleitores, dos quais 147.560 (47,65%) cadastraram as digitais até 30 de julho. A cidade tem uma população estimada de 440.769 habitantes.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), a biometria é usada para dar mais segurança ao eleitor e ao processo de votação. Ela se soma aos outros dispositivos de identificação do eleitor, como o caderno de votação e a exigência de apresentação de documento oficial, para aumentar a confiabilidade do sistema de votação.

Apesar de ainda não ser obrigatória, a Justiça Eleitoral no município está empenhada em oferecer ao cidadão diferentes locais de atendimento para que ele já cadastre as suas digitais de forma fácil e rápida. Quanto mais cedo o eleitor fizer a biometria, menor o risco de formação de filas e de outros transtornos que tendem a surgir com a obrigatoriedade do cadastramento.

 

Mais segurança

A biometria confirma a identidade do eleitor na hora do voto, tornando mais seguro o processo eleitoral, uma vez que as impressões digitais de cada indivíduo são únicas. O cadastramento biométrico envolve, além da coleta das digitais, fotografia, assinatura e revisão de dados.

Essa tecnologia de identificação é uma das mais seguras e está cada vez mais presente na vida das pessoas para acessar diferentes serviços e locais.

Endereços

Prefeitura de Mogi das Cruzes: Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277 – Centro Cívico

PAC Braz Cubas: Rua Capitão Francisco de Almeida, 47

 

Saiba mais sobre a biometria. Clique aqui