Assistência Social inicia atendimento provisório para pessoas em situação de rua

Escola Estadual Dr. Deodato Wertheimer foi adaptada para receber pessoas em situação de rua

 

DE MOGI DAS CRUZES – A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou nesta segunda-feira (06/04) o serviço de acolhimento provisório instalado nas dependências da Escola Estadual Dr. Deodato Wertheimer, na Vila Industrial, para pessoas em situação de rua. O espaço foi especialmente preparado para receber essa população e o atendimento conta com parceria da Abomoras e apoio de voluntários. O objetivo é oferecer alojamento seguro no período de isolamento social para enfrentamento da pandemia de coronavírus.

O novo serviço conta com 50 vagas e já tem 30 pessoas abrigadas, encaminhadas pela equipe de abordagem ou pelo Centro Pop. Os espaços foram distribuídos em duas alas totalmente distintas: uma destinada para quem deseja cumprir a quarentena preventiva, com 18 vagas e sem direito a saídas, e outra com 32 vagas rotativas, onde a pessoa alojada pode sair uma vez por dia, mas precisa retornar antes das 17 horas, conforme regulamento.

No local, há espaços destinados para banho, troca e lavagem de roupas e são servidas refeições. O café e lanche são preparados e ofertados por voluntários, enquanto almoço e jantar são fornecidos pelo Restaurante Bom Prato.

Outro alojamento provisório está sendo preparado pela Secretaria Municipal de Assistência Social no Distrito de Cezar de Souza, onde a proposta é oferecer mais 50 vagas de acolhimento durante o período necessário de isolamento social por conta do coronavírus. Há, ainda, 156 pessoas abrigadas em instituições sociais parceiras da cidade.

O serviço de abrigamento realizado na Escola Dr. Deodato Wertheimer aceita qualquer tipo de doação, sendo preferível alimentos prontos e práticos para consumo, além de produtos de higiene e limpeza, roupas e outros insumos. O endereço é rua Engenheiro Gualberto, 150, na Vila Industrial, e o telefone para informações é o 99801-0685 (também por Whatsapp).