Na Praia Grande, jovem suzanense desaparece no mar após se afogar

Turista e a namorada estavam no Ocian, quando se afogaram na tarde deste domingo, 20. Ela foi salva

 

PAULO QUARESMA – DO CORREIO INDEPENDENTE – Lucas Barbosa, de 17 anos, morador de Suzano – uma das cidades do Alto Tietê – região que ocupa a porção leste da Grande São Paulo – desapareceu no mar na tarde deste domingo (20/10), enquanto se banhava com a namorada e um grupo de amigos, na Praia da Cidade Ocian, bairro da Praia Grande, um dos municípios da Baixada Santista. O fato ocorreu por volta das 14 horas.

Segundo os Bombeiros, o mar estava bastante agitado durante este domingo, em razão da passagem de uma frente fria por todo o litoral paulista, quando turista foi surpreendido por uma corrente de retorno e pelo mar muito agitado, fazendo com que ele fosse puxado para longe da faixa de areia.

O adolescente estava com a namorada e amigos e os dois começaram a se afogar. Ela chegou a ser socorrida e levada para a faixa de areia. O rapaz, no entanto, desapareceu no mar. Após perceber que Lucas estava se afogando, uma cunhada dele correu para chamar os para os salva-vidas que atuam nas praias. O adolescente não sabia nadar.

As chamadas correntes de retorno ou agueiros podem ser definidas como o refluxo do volume de água que retorna da costa de volta para o mar. Nesses casos, a velocidade do fluxo de água retornando ao mar pode variar de 0,5 metros por segundo a até 3,5 metros por segundo. No local onde houve o afogamento há placas de advertência, na cor vermelha, com alerta dos perigos (veja vídeo abaixo).

Banhistas se aglomeravam durante o socorro, como mostra a foto feita pelo perfil Praia Grande Mil  Grau (no alto). O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), em conjunto com o Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiro da cidade, seguem nas buscas.

Para efeito de localização, a Praia do Ocian é onde estão as estátuas de Netuno e de Yemanjá e está a 6,7 quilômetros da Praia do Boqueirão, também na Praia Grande.

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, praia, céu e atividades ao ar livre

Fotos: Praia Grande Mil Grau e Facebook / Reprodução

 

Assista ao vídeo do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sobre os perigos do mar

FIQUE ATENTO…PERIGO!

Nós, do GRUPAMENTO DE BOMBEIROS MARÍTIMO, alertamos mais uma vez para os PERIGOS DO MAR, desejamos que este vídeo seja compartilhado, chegue nas mãos de todos que frequentam nossas praias no litoral Paulista e que isso minimize os riscos desse banhista numa próxima visita nessa Temporada que se inicia.Boa praia e FIQUE ATENTO…PERIGO!Comunicação Social – Grupamento de Bombeiros Marítimo#CorpoDeBombeirosdaPMESP #PoliciaMilitarVocePodeConfiar

Publicado por Grupamento de Bombeiros Marítimo PMESP em Sábado, 3 de novembro de 2018