Após o 9 de julho, Mogi das Cruzes terá um feriado municipal, o da Padroeira, dia 26. Mas depois, folga só em 15 de novembro

 

PAULO QUARESMA – DO CORREIO INDEPENDENTE – Depois do feriado estadual pela Revolução Constitucionalista de 1932, comemorado na última terça-feira (09/07), Mogi das Cruzes terá só dois feriados, antes do Natal e Ano Novo. O primeiro deles já será este mês, o 26 de julho, uma sexta-feira, feriado municipal pela padroeira do município, Nossa Senhora de Santana. Mas depois desse, restará um único antes do Natal, que é o Dia da Proclamação da República, em 15 de novembro. Ou seja, será um segundo semestre de raras oportunidades para emendar feriado com dias normais e torná-los “enforcáveis”, como o povão diz nas ruas.

Isso porque em setembro,  que há duas datas a serem comemoradas – no dia primeiro o aniversário de Mogi e no dia 7 a Independência do Brasil – ambos em finais de semana –  dia 1 num domingo e o 7 de setembro num sábado.

Em novembro há dois feriados, dia 2 e 15, mas o primeiro, Finados, este ano cairá num sábado, já o dia 15, data em que se comemora a Proclamação da República – cai numa sexta-feira, oferecendo a chance de três dias consecutivo de folga, ou o popular feriadão.

Vale destacar que no ano que vem, todos os feriados que caíram em sábados em 2019 serão comemorados em segundas-feiras, já que 2020 é ano bissexto.

Depois, só o Natal

Depois do próximo 26 de julho – data da Padroeira da cidade – e do 15 de novembro, Proclamação da República, os próximos feriados que o mogiano terá são os nacionais Natal, em 25 de dezembro, uma quarta-feira e o dia de Ano Novo, em primeiro de janeiro – este já no início de 2020, também em uma quarta-feira.

Consciência Negra

Até o fim do ano, no entanto, oito das cidades das 11 do Alto Tietê – região de Mogi, que ocupa a porção leste da Grande São Paulo, comemoram o Dia da Consciência Negra, em 20 de outubro, com feriados municipais. São elas: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

Já nos outros três municípios da região, em que o 20 de outubro não é feriado – (Mogi das Cruzes, Poá e Guararema), órgãos públicos municipais, estaduais, federais, comércio, bancos, lotéricas e outros serviços, funcionam normalmente.

Para os funcionários públicos, há a previsão de folga no dia 28 de outubro, uma segunda-feira, quando é comemorado o Dia do Servidor Público, ponto facultativo pelo calendário nacional, folga esta que em Mogi já foi antecipada pela Prefeitura e Câmara.

Há ainda que levar em conta aniversários de municípios ou dias da padroeira, que caiam de segunda a sexta-feira.