App sobre conhecimentos gerais vence no Cempre da Vila Lavínia

 

DE MOGI DAS CRUZES – Um aplicativo para a aprendizagem de conhecimentos gerais, baseado em jogos de RPG (jogo em que os jogadores assumem papeis de personagens e criam narrativas colaborativamente), foi o vencedor do Steam Mit App Inventor, realizado na tarde da última sexta-feira (20/09) no Cempre Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia. No evento foram apresentados 11aplicativos desenvolvidos por alunos da unidade escolar, que foram avaliados pelo grupo de desenvolvimento de software embarcado do Centro Espacial ITA do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), integrante de um projeto de monitoramento do clima espacial em parceria com o INPE e a NASA.

O trabalho vencedor foi elaborado pelas alunas do 8º ano C, Gabrielle Alves Hermínio da Silva, Juliana Ayumi Ito Hirata e Livia Yuri Murakami Tengan. O grupo conquistou 182 pontos com um aplicativo em que o personagem do aluno avança de acordo com a história. Em segundo lugar, o aluno Henrique Suriel de Lima Santos, do 8º ano B recebeu 180 pontos usando o tema Matemática: produtos notáveis e lógica. Com 178 pontos, Janaina Batista Rosa, do 9º ano, ficou em terceiro lugar com o aplicativo sobre história do Brasil.

Na abertura do evento, os alunos assistiram a uma apresentação da missão SPORT, um projeto conjunto entre o Brasil, representado pelo ITA e INPE e os Estados Unidos, pela NASA Marshall Space Flight Center, Goddard Space Flight Center e diversas universidades americanas. Pela iniciativa está sendo desenvolvido o CubeSat 6U para monitoramento do clima espacial. O grupo de desenvolvimento é formado pelos mestres Rodolfo Guilherme Wottrich, Mateus de Oliveira Pereira, Marcel Akira Ogawa, Edward Hsiao e Lídia Hissae Shibuya Sato.

As apresentações dos 11 aplicativos elaborados pelos alunos foram conduzidas pelo professor Ewerton de Holanda Alves, que ministra as oficinas de STEAM, oficina do programa de Escola de Tempo Integral que une conhecimentos das áreas de Matemática, Arte, Engenharia, Física, planejamento e construção do projeto, além do trabalho em grupo. Ao final da premiação, alunos do Cempre Benedito Ferreira Lopes também fizeram apresentações de coral e teatro.

Foto: Divulgação