APAE de Mogi promove a VI Olimpíada Regional das APAEs dias 9, 10 e 11

 

DE MOGI DAS CRUZES – A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mogi das Cruzes promove a VI Olimpíada Regional das APAEs, na segunda, terça e quarta-feiras (09, 10 e 11,/12) com a participação de atletas do Conselho do Alto Tietê e Litoral Norte, incluindo Mogi das Cruzes e mais 11 unidades (Arujá, Biritiba Mirim, Caraguatatuba, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Ilhabela, Itaquaquecetuba, Poá, São Sebastião, Suzano e Jacareí). Além delas, participarão as APAEs de Indaiatuba, Cravinhos, Santo André e Guaratinguetá.

A solenidade de abertura será nesta segunda-feira (9/12), às 19h30, na Quadra de Esportes da APAE de Mogi, com o desfile das delegações e o acendimento da pira olímpica. As competições irão ocorrer nos dias 10 e 11 de novembro. A premiação será no dia 11, ao meio-dia (confira a programação no quadro). Todos os competidores irão receber uma medalha de participação, além das desejadas medalhas de ouro, prata e bronze (conquistadas nas modalidades em que participarão).

Um total de 200 pessoas, entre atletas e comissão técnica, estão sendo esperadas pela organização do evento, a cargo da APAE de Mogi das Cruzes, com o apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

A competição terá as seguintes modalidades: natação, atletismo, futsal, tênis de mesa, dama, dominó e bocha paralímpica, cujas disputas irão ocorrer na Quadra da APAE de Mogi, no Clube Náutico Mogiano e no Centro de Paradesporto “Professor Cid Torquato”. O evento esportivo é uma pré-seleção para as Olimpíadas Especiais – Edição Estadual.

A diretora da APAE de Mogi das Cruzes, Ana Paula Nogaroto, fala sobre a importância da unidade mogiana sediar e promover o evento esportivo. “Esta é a primeira vez que sediamos a Olimpíada Regional, o que para a APAE de Mogi é uma honra. E estamos nos empenhando ao máximo para promover um lindo evento, de uma maneira geral. Ele, por si só, já é importante porque é por meio dele que saem os atletas para competições estadual, representando o Conselho, e depois para a nacional, representando o Estado. Agradecemos ao apoio dos parceiros, como a Prefeitura de Mogi e de outras instituições, como o Clube Náutico Mogiano”, diz a diretora, que conta com uma comissão organizadora, formada pelas duas coordenadoras, Alexandra Medeiros e Andréia Cristina de Almeida, e três professores de Educação Física, Érika Santos, Reinaldo Júnior e Everton Camilo.

Ana Paula destaca, também, a importância do evento para os atletas participantes: “A interação é muito grande! Há uma troca de conhecimento e experiências entre eles, embora haja a competição, claro! E é um momento de superação, afinal, todos se esforçam ao máximo para conquistar a medalha de ouro e aguardam por este evento, que proporcionará, ainda, uma ‘balada’ para que eles se confraternizem e se divirtam. Afinal, eles são amigos. De uma maneira geral, é uma vivência diferente para todos”.

O presidente da APAE de Mogi, João Montes, por sua vez, faz um convite para que a população prestigie a Olimpíada, neste momento de superação e inclusão. “É com muita alegria que estamos realizando este evento, de suma importância para nossos atletas, alunos e toda a comunidade da APAE. Assim, estamos, em mais uma oportunidade, divulgando e mostrando que todo o nosso público assistido é capaz. Por esta razão, convidamos à comunidade a estar conosco neste evento esportivo. Desta forma, estamos mostrando que não é difícil trabalhar e dar a eles o que mais precisam, objetivando a melhoria na qualidade de vida”, ressalta Montes.

A balada para os atletas será realizada no dia 9, após à solenidade de abertura, na Quadra da APAE, com a participação do DJ Pedro Matheus, ex-aluno da APAE de Mogi. Ela deverá ocorrer até às 22 horas. Depois todos seguem para o Náutico, onde irão dormir e descansar, para dar conta das atividades no dia seguinte. “Vamos oferecer a eles café da manhã, para que todos estejam bem dispostos e possam fazer bonito nas suas modalidades. O almoço e o jantar serão dados na APAE de Mogi”, comenta Ana Paula.

A APAE de Mogi das Cruzes está localizada na Rua Carmem de Moura Santos, 134 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 4728-4999.

 

Programação da VI Olimpíada Regional das APAEs

9/12 – Cerimônia de abertura

Horário: 19h30

Local: Quadra da APAE (Rua Carmem de Moura Santos, 134 – Centro)

10/12 – Atletismo e Natação

Horário: 8h às 12h

Local: Clube Náutico Mogiano (Rua Cabo Diogo Oliver, 758 – Mogilar)

Tênis de Mesa e Bocha Paralímpica

Horário: 14h às 18h

Local: Centro de Paradesporto “Professor Cid Torquato” (Avenida Expedicionário José Barca, s/n – Rodeio)

 

Dominó e Dama

Horário: 19h30 às 21h

Local: Quadra da APAE (Rua Carmem de Moura Santos, 134 – Centro)

11/12 – Futsal

Horário: 8h às 12h

Local: Quadra da APAE (Rua Carmem de Moura Santos, 134 – Centro)

Premiação às 12h, na Quadra da APAE