Aluna do programa Acessuas/Conduz vive a experiência do 1° emprego

Adolescente revela experiência do primeiro emprego após participação no programa Acessuas/Conduz

 

DE MOGI DAS CRUZES – Envolvimento e dedicação foram conceitos essenciais para que a história da mogiana Vittoria Barbosa de Sousa, de 16 anos, se tornasse um caso de sucesso. Após cursar, entre agosto e novembro do ano passado, atividades do programa Acessuas/Conduz, ela foi convocada e aprovada no programa Jovem Aprendiz da empresa Rinnai e, desde abril, vive a experiência de seu primeiro emprego.

Vittoria entrou no programa da Prefeitura de Mogi das Cruzes em 2019, com o auxílio da Associação Beneficente Árvore da Vida. Passou três meses participando de atividades envolvendo conceito de trabalho, autoconhecimento, projeto de vida, elaboração de currículo e economia solidária, conduzidas pelas colaboradoras Andréa Sobinho e Maria Eduarda Villar.

Em setembro do ano passado, foi escolhida para o programa Jovem Aprendiz e seguiu recebendo ensinamentos sobre integração, histórico e missão da empresa, cadeia produtiva, marketing e inteligência emocional. Participou também de atividades do Sebrae, realizadas na Escola de Empreendedorismo e Inovação, em temas relacionados ao empreendedorismo, autonomia e solução de desafios para o futuro.

A participação e presença assíduas em todas as etapas do processo tiveram como resultado a aprovação e ingresso da jovem mogiana na empresa da iniciativa privada, onde atualmente trabalha na área de compras. “O que eu aprendi nesses três meses é que devemos correr atrás dos nossos sonhos e não ficar esperando. Aprendi muito, principalmente sobre postura e comportamento em um ambiente de trabalho”, declara Vittoria.

A jovem conta que tinha o sonho de fazer faculdade de Direito, porém agora se vê mais inclinada a cursar Psicologia ou Enfermagem. Ela também cursa o terceiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual Laurinda Cardoso de Mello Freire e divide os estudos com o trabalho. Na empresa, auxilia em tarefas como emissões de pedidos, verificações de recebimento de produtos, notas fiscais e protocolos.

Moradora da Vila Estação, em Braz Cubas, ela conta que dedica seu tempo aos estudos e aos planos para o futuro. “Só tenho a agradecer pela oportunidade. Não fosse isso, provavelmente estaria só estudando e enviando currículos. Espero conquistar todas as minhas metas, fazer faculdade, ter a minha liberdade e as minhas responsabilidades também”, afirma.

O Acessuas/Conduz é um programa de estímulo à geração de emprego e renda para jovens, adultos e famílias em situação de vulnerabilidade assistidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Ele se concretiza por meio de oficinas, cursos e capacitações e tem como metas monitorar oportunidades de emprego e incluir jovens em situação de risco social em empresas da cidade, além de implantar ações de economia solidária, orientar e apoiar a organização de empreendimentos econômicos solidários, visando a geração de renda.

“É muito gratificante vermos resultados práticos do programa, que se destina justamente a oferecer oportunidades para aqueles que precisam. Casos como o da Vittoria nos mostram que é possível atingir nossos objetivos”, destaca a coordenadora do programa, Vera Suzart.

A secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, também comenta o caso. “Neste momento tão difícil que vivemos, histórias como essa são fundamentais para reafirmarmos nosso compromisso e estimularmos os jovens a trilharem o caminho que desejam para si próprios”.