A Terra da Paz tem última encenação no Sesi de Mogi das Cruzes nesta quinta, 5

 

O espetáculo apresenta as realidades paralelas entre grupos de refugiados.. Entrada gratuita.

 

DE MOGI DAS CRUZES – Das quatro apresentações previstas, o mogiano e público do Alto Tietê ainda têm outras duas oportunidades para assistir ao espetáculo teatral A Terra da Paz, resultado do processo de criação desenvolvido pela turma do Módulo Múltiplas Linguagens do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi-SP, que apresenta as realidades paralelas entre grupos de refugiados. A peça será encenada em mais duas quintas-feiras seguidas em Mogi das Cruzes. Duas já foram, no dia 14 e 21, e agora restam outras duas: nesta quinta, 28 de novembro e em 5 de dezembro, sempre as 19h. A entrada gratuita, com ingressos reservados pelo sistema Meu Sesi que pode ser acessado pelo https://www.sesisp.org.br/meu-sesi

A vivência entre dois refugiados muda, a perspectiva se altera conforme mudamos o olhar. A peça traça o caminho e a situação, o passado, as esperanças, os sonhos encontrados em grandes grupos fugindo da realidade difícil, à procura de melhores condições, condições humanas de vida.

Baseado na obra A Cruzada das Crianças, de Bertolt Brecht, A Terra da Paz expõe visões paralelas de pessoas refugiando-se em terras estranhas, diferentes daquilo que conhecem como casa. Mesmo assim, ainda procuram um novo lar, enfrentando, cada qual da sua forma, as dificuldades de estar inserido em novos contextos.

Sob direção de Fátima Campidelli, orientadora de Artes Cênicas do SESI-SP, a peça está dentro da programação do Cena Livre, temporada de espetáculos dos NACs que traz, este ano, o tema Movimentos Migratórios.

 

Ficha técnica

Direção: Fátima Campidelli | Assistente de direção: Fabricio Policarpo | Roteiro: Coletivo | Texto: Inspirado no livro de Bertolt Brecht, A Cruzada das Crianças | Iluminação: Almir Fino | Elenco: Deibson Feliciano, Fabricio Policarpo, Haroldo Jesus dos Santos, Jairo Moreira, Marcelly Carmelino, Mariana Bitencourt, Marta Graciano, Matheus Rodrigues, Michelle Chagas, Rafael Brazão, Richard Washington, Rosangela Policarpo, Nathalia Monteiro e Thiago da Silva

 

A Temática do Cena Livre do Sesi

Os temas do Cena Livre são definidos em comum acordo entre os Orientadores de Artes Cênicas e a equipe técnica de Artes Cênicas do Sesi-SP. No processo de criação, eles discutem desde o universo da dramaturgia até o próprio contexto social dos alunos e como eles se relacionam com o mundo.

Nesta edição de 2019, o tema Movimentos Migratórios tem como ponto de partida as obras dramatúrgicas da literatura em constante movimento, em busca da descoberta do seu território. São trazidos para o palco textos com ênfase na dramaturgia brasileira, moderna e contemporânea como as obras de Matéi Visniec, Glória de Oliveira, Aglaja Veteranyi, Leia Slimani, Anders Lustgarten’s, Arthur Miller, Curt Nimuendaju, Bertolt Brecht, Luís Alberto Abreu, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto, Hilda Hilst e Lyman Frank Baum.

“O Cena Livre proporciona, através dos temas que são anualmente escolhidos, a reflexão sobre o momento presente, sobre a sociedade e valores que nos cercam. Esse ano, serve como um disparador de questões ou uma lupa, que amplia o que até então estava escondido ou adormecido. E nesse sentido, todo o processo é uma maneira de nos tornarmos mais lúcidos e conscientes, não apenas da linguagem do teatro e da representação cênica, mas também da temática”, reflete Miriam Rinaldi, Supervisora de Programas Culturais do SESI-SP, sobre o processo criativo do Cena Livre.

Saiba mais sobre o núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP

Com 32 anos de existência, o Núcleo de Artes Cênicas é um dos mais expressivos programas de formação em cultura do SESI-SP. Atende mais de 6 mil alunos por ano, atuando na promoção de qualidade de vida em cursos para adultos, na orientação de jovens estudantes de teatro e na expansão da criatividade infantil por meio da vivência teatral. São 20 unidades, espalhadas em 18 cidades em todo Estado – A.E Carvalho, Vila Leopoldina e Vila das Mercês; Grande São Paulo: Mauá, Osasco, Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo; litoral: Santos. Interior: Araraquara, Birigui, Campinas, Franca, Itapetininga, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

O Múltiplas Linguagens, curso anual do Núcleo de Artes Cênicas propõe um afundamento na linguagem teatral a partir do estudo de diferentes técnicas e processo de montagem. Ao longo do ano, o aluno é preparado para construir enredos e personagens, idealizar figurinos e cenários, bem como planejar toda a produção dos espetáculos.

 

Serviço

 

Espetáculo teatral A Terra da Paz,

Sesi de Mogi das Cruzes Rua Valmet, 171, Jardim Universo, Brás Cubas

Datas e horários: 28 de novembro, e 5 de dezembro, às 19h.

Capacidade: 165 lugares

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: 16 anos

Modalidade: Adulto

Gênero: Tragicomédia

Informações: 4723-6900

Site: https://mogidascruzes.sesisp.org.br/

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do início do espetáculo.

 

Foto: Fátima Campideli – Divulgação