‘A Cidade É Aqui’ vai na noite desta terça-feira, dia 22, ao Jardim Layr

Encontro do prefeito, secretários com os moradores, a partir das 19h, será no Cempre Dra. Ruth Cardoso

 

DE MOGI DAS CRUZES – A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza nesta terça-feira (22/10), às 19 horas, mais uma edição do Programa “A Cidade é Aqui”, que acontecerá no Jardim Layr, no Cempre Dra. Ruth Cardoso (Travessa Dois, 28). Durante a reunião de trabalho, o prefeito Marcus Melo e os secretários municipais conversam com os moradores, apresentando as ações da Administração Municipal e tirando dúvidas do público presente. As solicitações são encaminhadas diretamente aos secretários, para a tomada de providências.

A mais recente reunião do programa ocorreu no Jardim das Bandeiras, no dia 8 de outubro, e os moradores compareceram em bom número: “São reuniões muito boas, nas quais temos um diálogo aberto e transparente com as pessoas. Apresentamos as ações da Prefeitura e também ouvimos demandas da população, que são levadas imediatamente aos secretários municipais, que estão presentes no encontro e já dão início à tomada de providências”, explica o prefeito.

Na saúde, a Prefeitura iniciará a construção da Maternidade Municipal, em Braz Cubas, na área onde funcionava o antigo Fórum, ao lado do Hospital Municipal. Hoje a única maternidade pública da cidade é a Santa Casa, que também atende pacientes de outras cidades e, com isso, apresenta problemas frequentes de superlotação. Será o maior prédio da saúde da cidade, com aproximadamente 8 mil m² distribuídos em sete pavimentos e contará com 51 leitos, 10 leitos de UTI Neonatal, 10 leitos de cuidados intermediários, UTI Adulto, Centro Obstétrico e demais espaços especializados.

Na mesma área, o Jardim Layr conta com 3.845 pessoas cadastradas e presta uma média de 4,6 mil atendimentos mensais, dos quais 3,6 mil visitas domiciliares. O Programa Saúde da Família prioriza ações de promoção, proteção e recuperação da saúde das pessoas, desde recém-nascido ao idoso, sadios ou doentes, de forma integral e contínua.

Na educação, o Jardim Layr possui o CEIM Sebastião da Silva e o CEIM Prof. Jurandyr de Oliveira, que juntas atendem 222 alunos dos quatro meses aos três anos em período integral. As unidades receberam tablets para atender os alunos, oferecendo atividades por meio da tecnologia para melhorar a aprendizagem.

Ações reduzem acidentes

A atuação da Prefeitura aumentaram a segurança no trecho da avenida Japão que passa pelo Jardim Layr. Sinalização reforçada e a implantação de um radar diminuíram em 85,7% no número de acidentes. Entre janeiro e setembro deste ano, foi registrado um acidente no local, sem feridos. No mesmo período do ano passado, foram 7 acidentes e 6 feridos.

Além disso, a Prefeitura iniciou a reforma da Praça da Juventude, no Jardim Layr. O espaço está recebendo reparos elétricos, de alvenaria e pintura. A estrutura, que fica na rua Brigadeiro Newton Braga, tem campo de futebol society, quadra de vôlei de areia, quadra poliesportiva coberta, pista de caminhada, teatro de arena, pista de skate, sala de ginástica. Outra boa notícia é que a Academia da Terceira idade do local terá, em breve, os equipamentos substituídos.

Assistência social

O Jardim Layr é assistido por um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), que atende famílias e indivíduos. A unidader promove atividades socioeducativas, acompanhamento familiar, oficinas de convivência, atividades lúdicas e culturais, campanhas educativas e preventivas e concessão de benefícios eventuais previstos em lei e outros serviços. Na área de saneamwento básico, o Semae modernizou a Estação Elevatória de Esgoto Oceania, no Jardim Aeroporto 2, melhorando e ampliando a coleta e envio de esgoto da região para tratamento.