9ª edição do Festival do Cambuci será neste sábado e domingo, dias 21 e 22, em Sabaúna

 

PAULO QUARESMA – DO CORREIO INDEPENDENTE – O Distrito de Sabaúna, em Mogi das Cruzes, sedia a 9ª edição do Festival do Cambuci neste sábado e domingo (21 e 22/09), fruta típica da Mata Atlãntica. O evento, com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, faz parte da Rota Gastronômica do Cambuci, projeto criado pelo Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental, com o apoio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que vai oferecer uma das atrações, o “Trem do Cambuci”, que fará viagens entre Cezar de Souza e Sabaúna e de lá até Guararema (leia mais abaixo).

Nessa nova edição do Festival, os visitantes conhecer não só a fruta, como degustar e adquirir produtos derivados dela como a cachaça, doces, sucos e salgados. Os visitantes ainda poderão visitar a Feira de Produtos Artesanais, participar de Oficinas Gastronômicas e assistir a apresentações musicais e folclóricas.

Mogi das Cruzes figura entre os maiores produtores de cambuci do Estado e junto com outros municípios integrantes da Rota irá mostrar todo seu potencial para cultivo, comercialização e uso da fruta. No evento deste fim de semana, além de poder saborear vários produtos feitos com base nessa frutinha, haverá ainda visitas a prédios históricos em Guararema – cidade vizinha a Mogi – além de feira de produtos artesanais de Cambuci e mudas, oficinas de alimentos com Cambuci, apresentações musicais e apresentação de grupos folclóricos (congada, marujada).

O cambuci possui diversas possibilidades de uso em doces, sucos, geleias, sorvetes, pratos salgados e a tradicional cachaça. Rico em vitamina C é nativo da Mata Atlântica do Sudeste. Durante muito tempo, o produto esteve ameaçado de extinção, mas graças aos esforços da Rota Gastronômica e das cidades parceiras deste projeto, esse cenário vem mudando.

“A cada ano o público demonstra um grande interesse pelo evento. A Rota do Cambuci chama a atenção principalmente, pelas receitas feitas a partir da fruta, que remetem a nossa cultura relacionada ao meio rural”, disse Fábio Barbosa, coordenador da Coordenadoria de Turismo da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

O Festival do Cambuci começa às 9h e segue até as 19h, no pátio lateral da antiga estação de trens Sabaúna, que fica na Rua Francisco Rodrigues Mathias, 87.

 ______________

Saiba mais sobre o “Trem do Cambuci”

O “Trem do Cambuci”, que fará uma viagem especial neste final de semana, oferece três opções de passeio e três tipos diferentes de carros para o interessado escolher (conforme disponibilidade de lugares).

1 – Guararema a Sabauna – Sabauna a Guararema

2 – Sabauna a Cezar de Souza – Cezar de Souza a Sabauna

3 – Trecho completo, com os dois trechos acima

 

Aos que optarem pelo percurso completo, serão aproximadamente 37 km percorridos no total (ida e volta). O trem anda a 18 quilômetros por hora e as paisagens no percurso são de muita natureza.

Em relação as opções de carros (vagões de passageiros), o turista poderá optar pela viagem de trem nos antigos carros de madeira fabricados na Inglaterra entre 1896 e 1937, pelo “Caboose”, um antigo carro metálico fabricado especialmente para tripulação da ferrovia, possuindo duas grandes “varandas” e uma cabine elevada de observação ou ainda pelo carro de aço inox “salão-bar”.

A composição terá a seguinte formação: locomotiva diesel-elétrica na cor azul, modelo GE C30-7A, prefixo nº7202, carro salão-bar, carro nº 289, carro nº 288, carro nº 1081 e Caboose no percurso de ida e GE C30-7A n º7202, Caboose, carro nº 1081, carro nº 288, carro nº 289 e carro salão-bar no percurso de volta.

Os passeios

O passeio de Sabaúna a César de Souza terá como trajeto o trecho compreendido entre a Estação de Sabaúna e a estação de César de Souza, perfazendo aproximadamente 15 km (percurso ida e volta). Valor: R$ 50,00.

Os optantes por esse passeio terão um intervalo entre a chegada do trem na estação de César de Souza, Distrito de Mogi das Cruzes, e a partida do trem de volta para Sabaúna (também Distrito de Mogi) de aproximadamente 55 minutos. Cabe salientar que não há qualquer atrativo em César de Souza; a ida até essa estação é apenas para que a locomotiva possa fazer a manobra para realizar o retorno sendo, portanto, o atrativo o passeio de trem em si.

Os dois passeios juntos – da cidade de Guararema ao Distrito mogiano de Sabaúna e de Sabaúna a César de Souza, totalizarão aproximadamente 37 km (percurso ida e volta) e totalizarão cerca de 4 horas e 20 minutos de duração total (contando os intervalos de parada nas estações) Valor: R$ 100,00.

Confira os horários das viagens

14h00 – Partida da estação Guararema
14h50 – Chegada na estação Sabaúna
15h10 – Partida da estação Sabaúna
15h35 – Chegada na estação César de Souza
16h30 – Saída da estação César de Souza
16h55 – Chegada na estação Sabaúna
17h30 – Partida da estação Sabaúna
18h20 – Chegada na estação Guararema